sábado, 24 de abril de 2010

Plural

Olá pessoal!

O bom filho à casa torna, não é? No meu caso, já que sou a criadora do blog, fica mais correto dizer, a boa mãe à casa torna.


Hoje, iremos falar um pouco de plural (antônimo - contrário de singular).


Realizando a correção de um TCC, percebi que o plural de palavras compostas gera muitas dúvidas. Então, vamos à explicação básica, com os exemplos que seguem:



1) Os foras-da-lei ou os fora-da-lei?

Para os compostos formados com a preposição "de", somente o primeiro elemento vai para o plural: pés de moleque, pães de ló, copos de leite, donas de casa, pores do sol…

O caso de fora da lei é que "fora" é advérbio, portanto é invariável (não faz plural). Assim, fora da lei e fora de série não se flexionam: os fora da lei e os fora de série.

O correto é os fora da lei.

*Cabe, aqui, uma observação: os substantivos compostos com a preposição no meio não têm mais hífen. Apesar da regra não estar bem explicada, essa palavras já estão no VOLP sem o hífen, como fora da lei, dia a dia, passo a passo, lua de mel, entre outros. Esta dica foi dada pela professora Márcia do blog http://consisoecoeso.blogspot.com


2) Corrimãos ou corrimões ou corrimães?

Sem querer ser desrespeitosa, mas não contendo a manifestação: Socorro!!!


As duas primeiras formas são corretas e estão registradas nas edições mais recentes dos nossos principais dicionários.

Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos.



No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em "ão" é fazer plural em "ões". A forma corrimões foi consagrada pelo uso e pelo tempo, por isso já aparece registrada nos dicionários da Língua Portuguesa.


Quanto a corrimães, a afirmativa está e... e... e... erradíssima. Gente, como não são nossas queridas mãezinhas que correm, e nem por elas que, felizmente, várias mãos escorregam. Mães é plural de mãe, então corrimães é de doer o ouvido.


0 Palavreando:

Créditos

Imagens:
Google Image

Fontes:
Michaelis Nova Ortografia
Equipe Brasil Escola
Dicionário Aurélio 2010

Créditos Template

  © Cris Duarte Marinha by Cantinho do Blog 2010

Back to TOP