Plural
O bom filho à casa torna, não é? No meu caso, já que sou a criadora do blog, fica mais correto dizer, a boa mãe à casa torna.
Hoje, iremos falar um pouco de plural (antônimo - contrário de singular).
Realizando a correção de um TCC, percebi que o plural de palavras compostas gera muitas dúvidas. Então, vamos à explicação básica, com os exemplos que seguem:
1) Os foras-da-lei ou os fora-da-lei?
Para os compostos formados com a preposição "de", somente o primeiro elemento vai para o plural: pés de moleque, pães de ló, copos de leite, donas de casa, pores do sol…
O caso de fora da lei é que "fora" é advérbio, portanto é invariável (não faz plural). Assim, fora da lei e fora de série não se flexionam: os fora da lei e os fora de série.
O correto é os fora da lei.
*Cabe, aqui, uma observação: os substantivos compostos com a preposição no meio não têm mais hífen. Apesar da regra não estar bem explicada, essa palavras já estão no VOLP sem o hífen, como fora da lei, dia a dia, passo a passo, lua de mel, entre outros. Esta dica foi dada pela professora Márcia do blog http://consisoecoeso.blogspot.com
2) Corrimãos ou corrimões ou corrimães?
Sem querer ser desrespeitosa, mas não contendo a manifestação: Socorro!!!
As duas primeiras formas são corretas e estão registradas nas edições mais recentes dos nossos principais dicionários.
Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos.
No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em "ão" é fazer plural em "ões". A forma corrimões foi consagrada pelo uso e pelo tempo, por isso já aparece registrada nos dicionários da Língua Portuguesa.
Quanto a corrimães, a afirmativa está e... e... e... erradíssima. Gente, como não são nossas queridas mãezinhas que correm, e nem por elas que, felizmente, várias mãos escorregam. Mães é plural de mãe, então corrimães é de doer o ouvido.
0 Palavreando:
Postar um comentário